Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

Uma historia triste, era uma vez uma cidade chamada Dichato

Uma oportundade de cumprir nossa responsabilidade como cristao, mais que levar comida e roupa a uem nao tem nada mais, levar carinho e uma energia para motivar a continuar a seguindo adiante com a vida, porque Deus nos ama, e isso temos que recordar sempre.

É muito forte as imagens que temos de Dichato, a pequena joia de Tomé simplesmente desapareceu em meio ao caos instalado por escombros de destruicao.

O pouco que nao foi destruido pelas ondas do tsunami, foram danificadas pelo terremoto


O que antes era um lugar turistico pequeno com potencial de atrair investimentos internacionais devido a sua localizacao, agora depois de 20 dias do terrivel terremoto e tsunames, se ve uma cidade deserta, uma cidade devastada pelo terror de conviver até hoje com as replicas deste tempo que nao passa rapido e traz a recoradacao da monstruosidade que ocorreu naquela noite tao tenebrosa.
Muita gente morreu, cidades foram devastadas nao pelo terremoto, ou pelo tsunami, mas por pessoas desesperadas, mau intensionadas que sairam a saquear, destruir com maldade bens que nao les pertencia.
Dichato nunca mais sera a mesma, nao como foi antes, as pessoas mesmo em meio aos encombros nao querem abandonar suas ruinas, sao areas sagradas, mesmo devastadas pois para a maioria de condicoes financeiras muito precarias, era tudo que tinham, a vila del rei, um bairro de Dichato, desaparedeu, esta debaixo da agua, nao se pode andar com os vidos do carro abertos quando circula por Dichato, porque o olor de putrefacao é insupotaval, naquela noite de terror, a maioria dos barcos que estavam ancorados na bahia, estavam cheios de peixes, tendo em vista que era temporada de pesca, e todos estes peixes ficaram espalhados em meio aos escombros de uma cidade destruida.

Falta de tudo, as pessoas que nao abandonarao a cidade moram em cabanas improvisadas nos lugares mais altos da cidade, a comida que chega é o que se tem para comer, antes somente poderia circular pela ruas de 12:00 da manha até 6:00 da tarde, agora esta mais calmo as coisas, e o toque de recolher é de 11:00 até 6:00 da manha.

Nao existe mais nenhum comercio na cidade, as dezenas de restauramtes muito conhecidos da cidade nao existem mais, o pior nao e o que aconteceu agora, e a incerteza do futuro, o que essas pessoas vao fazer para sobreviver? porque nao possuem mais barco para pescar, nao possuem mais nada.
A unica esperanca é que nao sejam esquecidos, e que essa ajuda que chega diariamente, nao pare pelos proximos 6 meses, no mímimo, porque somente assim terao oportunidade de reconstruir, e se tiverem muita sorte em 7 anos ter de volta uma vida digna.
Muitas dessas casas, foram arrazadas com familias inteiras dentro, porque houve erro de informacao por parte das autoridades competentes, analize, se acontece um desastre natural, o que vai ser de voce? Voce e sua casa estao preparados para isso?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar comigo sua opinião... Volte sempre!
Adquira gratuitamente o Atos e Atitudes impresso

siga-me no Twitter: @maxdefranca

Blaving/Facebook/Orkut/MSN/Skype: maxdefranca@hotmail.com