Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2010

Relatos vividos aqui no CHILE - O incendio de dezembro


Estamos faz um ano aqui no CHILE trabalhando como misionários enviados para trabalhar em tempo integral por essa naçao.
Nada acontece nesta vida por casualidade, pensar nestas palavras por muitos anos foi facil, mas quando vivimos um estado de calamidade, sabemos que muito mais que palavras temos que ter atitudes que realmente represente o que realmente acreditamos.
Jamais vou poder esquecer dois momentos de tragédia que aconteceram com a gente de CHILE, FOI ESPECIAL POIS FOI UMA PROVA DE NOSSA DETERMINAÇAO EN ESTAR AQUI.
O primeiro destes fatos que quero citar aconteceu em Dezembro de 2009, destes momentos de tristeza foi um grande e terrivel incendio florestal que ocorreu aqui em Vañlparaíso no dia 26 de Dezembro de 2009, por todo dia se podia ver o fogo ardendo pela cidade, o céu estava negro de fumaça.
Depois de um dia de trabalho jovem da igreja estava correndo o risco de ser emergida no fogo, porque o oncendia na floresta estava se aproximando da cidade, durante esta semana houve muitos casos de incendio pelas redondeas da cidade, mas poucos estavam tao proximo da cidade como este.
Juntamos um grupo de pessoas da igreja, e saimos em direçao até a residencia deste jovem Moises Soto, a surpresa foi ver o incendio a distancia de 500 mts, aproximadamente umas 7:30hrs da noite o fogo nao poderia ser mais controlado, e começamos a tirar as cosas da casa para um local mais seguro onde o fogo nao alcançaria. Mas o fogo avançou descontroladamente sobre as casas onde estavamos, que era em um cume de um monte, lugar de difícil acesso, cheio de habitaçoes precarias, semelhante a uma favela.
Todas as pessoas começaram a correr desesperadas, polícia, bombeiros, e moradores do local principalmente crianças que estavam e mulheres descontroladas gritavam desesperadas por socorro, algumas nao queriam deixar nas suas casas. Homens, jovens carregando tudoq ue podiam nas costas descendo uma ladera enorme, que nao era asfaltada, a lama fazia as pessoas cairem no chao, porque uma das mangueiras dos bombeiros vazava agua, a sensaçao era de que estavamos em un filme de terror.
Durante estes momentos estavamos carregando as coisas de casa onde estavamos salvando. a casa era a quarta que seria atingida pelo fogo.
Sendo o cume do monte o fogo estava muito proximo de nós. Andavamos e sobre nós tinha uma chuva de chispas de fogo, eram as arvores de eucalipto (uma floresta que esta al redor da cidade) que estava queimando, e o vento muito forte trazia todas as xispas para onde estavamos, uma fumaça muito forte que era dispersada pelo forte vento que estava no local, dois helicopteros, varios caminhoesdo corpo de bombeiros, tentavam impedir o avançe do fogo jogando agua, mas esse forte vento nao permitia o total controle do fogo.
Recordo muito bem de uma certa mulher que nao queria sair de sua casa, e um grupo de policiais tiveram que arrastar essa mulher de sua casa, outro queria salvar sua geladeira, mas o muro da cas aimpedia de tirar o eletrodomenstico, por isso um grupo de pessoas se juntaram e derrubaram o muro da casa, e assim puderam tirar a geladeira, mascom a lama e o desespero, saindo correndo do morro, a porta da geladeira que era semi nova, abriu e quebrou, deixando para traz, o desespero era tanto que nao se importaram, as pessoas estavam em panico total.
Para descer todo percurso do morro, havia aproximadamente 5 quarteiroes de decida íngrime e fizemos varias vezes este percurso com as coisas da familia, Monica minha esposa, foi incrivel, apesar de ser mulher estava ajudando a carregar as coisas comigo e outras pessoas, mesmo em meio a tanto risco.
Nao pudemos salvar infelismente tudo, porque muitas coiasa ficaram no meio do caminho. Graças a Deus nao houve mortos neste incendio, mas aproximadamente 50 casas ficaram totalemnte destruidas pelo fogo.
Esse fato foi marcante, é terrivel o que o ser humano é capaz de fazer, pensar, agir influenciado pelo desespero. O que podia se ser claramente era o desespero das pessoas corrndod e um lado para outro tentando salvas as coias materiais que possuiam.
Na parte de baixo do morro, tinha umas 1000 pessoas que foram deslocadas, junto com bombeiros, policia, e carros carregando coisas, foi algo terrivel, nao pude tirar fotos de todo momento que aocnteceu, mas posso dizer que é impossivel esquecer de tudo aquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar comigo sua opinião... Volte sempre!
Adquira gratuitamente o Atos e Atitudes impresso

siga-me no Twitter: @maxdefranca

Blaving/Facebook/Orkut/MSN/Skype: maxdefranca@hotmail.com